segunda-feira, 26 de março de 2007

Battle Royale





Por: Marcão



Já tem algum tempo desde que as editoras brasileiras de quadrinhos têm o objetivo de mostrar ao público geral que os quadrinhos não são coisas de crianças. Sempre com atitude de inovação, a editora Conrad começou a explorar mundo dos quadrinhos adultos que muitos ainda não conhecem.

Dos mistérios de Neil Gaimman com Sandman até aos detalhes eróticos na arte de Milo Manara, o mundo dos mangás não fora esquecido e, certamente, um dos principais títulos da nova geração de quadrinhos / mangás para o público adulto é Battle Royale.

Escrito por Koushun Takami e Masayuki Taguchi, Battle Royale se passa em um Japão que existe um jogo patrocinado pelo governo conhecido como O Programa. Nesse jogo é selecionada aleatoriamente uma sala de aula do colegial de todo o Japão. A sala escolhida é enviada para uma ilha deserta e todos os alunos participarão do jogo onde o último que sobreviver dentro de todos eles é o vencedor. Para que o jogo aconteça, cada aluno receberá armas e provisões e, se pelo menos um aluno não morrer por dia, coleiras explosivas que foram presas nos pescoços dos participantes explodirão e todos morrerão.

Battle Royale é até hoje um causador de polêmicas em muitos lugares, inclusive no próprio Japão, pelo excesso de violência explicita que é exibida a cada quadrinho. No entanto o mangá não é apenas hostilidade gratuita e desenfreada, pois além de toda a violência há um conceito de ética envolvido em sua história onde mostra os verdadeiros valores do ser humano e até onde os namorados e amigos de infância são capazes de arriscar a sua vida pelo bem alheio ou pelo seu próprio bem.

O mangá está atualmente em sua 4ª edição no Brasil e é um dos mangás mais procurados no momento. Se você está cansado de mangás bonitinhos com superpoderes e está procurando algo mais “pé no chão”, dentro da realidade, Battle Royale é pedida obrigatória.

Flow ae!

Nenhum comentário: