quinta-feira, 17 de maio de 2007

Alma da Mulher Paulista






Por: Alessandra


Inspirada na visita do Papa ao Brasil, e em todo esse momento religioso pelo qual a cidade de São Paulo está passando na última quinzena, trago hoje uma exposição inusitada. Alma da Mulher Paulista, aberta no Pateo do Collegio, é o retrato da artista Mércia Borges da mulher paulistana e suas muitas faces.

Natural de Joanópolis, estância turística, Mércia é especialista na confecção de peças e santos em argila, sendo conhecida também como “santeira”. As obras expostas remontam o contexto religioso da época do descobrimento do Brasil, da Fundação da Companhia de Jesus, da vinda de Anchieta e faz até uma homenagem a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, canonizado no dia 11 de maio de 2007, na primeira visita de sua Santidade o Papa Bento XVI ao Brasil.

Mércia produziu diversas peças consideradas parte do patrimônio cultural religioso do país, como por exemplo, as Nossas Senhoras: Mãe dos Homens Pretos, no Anhangabaú, da Boa Morte, na Várzea do Carmo; São Gonçalo Garcia, na Praça João Mendes; Santa Ifigênia; Nossa Senhora do Carmo; sem esquecer Santo Antonio; e o triângulo religioso do período colonial constituído por São Bento, São Francisco e São Paulo, na Catedral da Sé. Mesmo com tantas obras espalhadas pela Capital, muitos paulistanos não conhecem a artista, apesar de serem admiradores de suas obras.

Apesar de ter sido impulsionada por motivos religiosos – mais especificamente pela Igreja Católica Brasileira em homenagem aos festejos pela visita do papa a São Paulo – a mostra é imperdível para todos os paulistanos, independentemente de sua religiosidade e crenças, porque nos leva a refletir sobre nossa religiosidade nos dias de hoje. Através de “imagens”, a alma da mulher é mostrada sob o olhar de uma artista que retrata o imaginário popular brasileiro através de suas obras.

A exposição acontece entre os dias 2 e 20 de maio, no Pateo do Collegio, localizado bem no coração de São Paulo, das 10h00 às 17h00, de terça à domingo. Maiores informações: www.pateocollegio.com.br

Nenhum comentário: