terça-feira, 8 de maio de 2007

Semana na História

Por: Leonardo Correa

Veja o que acontecia nas datas que seguem esta semana em um passado não muito distante.

• Dia 7

1915: Transatlântico Lusitania é torpedeado Durante a Primeira Guerra Mundial, o submarino alemão U20 afunda, no mar da Irlanda, o transatlântico Lusitania, causando a morte de 1 198 pessoas. Como conseqüência do torpedeamento, Alemanha e Estados Unidos romperam relações diplomáticas. O navio estava voltando de Nova York para Liverpool, na Inglaterra.

• Dia 8

1908: Serviço militar se torna obrigatório no Brasil Por determinação de uma lei criada pelo ministro da guerra, marechal Hermes da Fonseca, o serviço militar passa a ser obrigatório para os brasileiros. A idéia era que o Exército deixasse de ter uma formação de base acadêmica e passasse a ter verdadeiros militares.

1933: Mahatma Gandhi inicia jejum Em forma de protesto contra a opressão britânica na Índia, Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, inicia um longo jejum, com duração de 21 dias.

• Dia 9

1877: Romênia declara independência Os romenos fazem de seu país uma nação independente da dominação do Império Otomano. O reconhecimento do feito, contudo, só viria no ano seguinte, após uma guerra turca-romena-russa, com a assinatura do Tratado de Berlim.

1960: Surge a pílula anticoncepcional Testada desde os anos 1950, a pílula anticoncepcional é liberada para a comercialização pela Food and Drug Administration (FDA), órgão que controla a produção de alimentos e remédios nos Estados Unidos. Com o medicamento, as mulheres passam a poder controlar a natalidade.

1972: Eleições para governos estaduais se tornam indiretas O então presidente da República Emílio Garrastazu Médici promulga a Emenda Constitucional n° 2 que estabelece eleições indiretas para os governos estaduais dali a dois anos, em 1974.

• Dia 10

1940: Alemanha invade Holanda, Bélgica e Luxemburgo Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército da Alemanha lança uma ofensiva e invade a Holanda, Bélgica e Luxemburgo, além da França. Para vencer as defesas inimigas, os alemães usaram um combinado de pára-quedistas e manobras rápidas de veículos blindados.

• Dia 11

1998: Índia realiza testes atômicos No deserto de Rajasthan, a Índia faz três testes atômicos subterrâneos. A atitude do governo indiano gerou uma revolta internacional e o país passou a fazer parte do grupo das potências nucleares declaradas do mundo.

• Dia 12

1939: Franco realiza desfile para comemorar vitória na Guerra Civil Espanhola O general espanhol Francisco Franco organiza um grande desfile em Madri para celebrar sua vitória na Guerra Civil. A derrota dos republicanos ocorreu em março, quando a capital da Espanha se rendeu incondicionalmente. Porém, o sucesso de Franco estava garantido desde janeiro, quando seu exército conquistou Barcelona, o último reduto de resistência ao ditador.

Nenhum comentário: