sábado, 19 de maio de 2007

Lynyrd Skynyrd - Atitude, Originalidade, Grandes Sucessos e Muitos Acidentes.










por Jonas Souza


A história toda começa em Jacksonville, Flórida, quando Ronnie Van Zant – então com 16 anos – juntou alguns colegas de escola e fundou o Noble Five. Deste embrião participavam Gary Rossington e Allen Collins, a futura turbina de guitarras do Skynard. Enquanto matavam aulas para beber e fazer Rock ’n’ Roll, os cabeludos do Noble eram perseguidos pelo seu professor de educação física – Leonard Skinner (será que foi dá que veio o nome do diretor de Bart Simpson?)– que os suspendia seguidamente. Em "homenagem" ao professor, deram um show uma vez usando o seu nome, e a resposta foi tão boa que a banda resolveu adotar o nome Lynyrd Skynyrd.

Em 1971, mudaram-se para Atlanta, Geórgia, a fim de se aproximar do movimento do Southern Rock, quando foram observados por Al Kooper, que prontamente se dispôs a produzi-los. Kooper ficou impressionado com o poder vocal de Van Zant e com uma música de Allen Collins, "Free Bird", que mais tarde se tornaria um hino do grupo. Dois anos depois, lançaram o primeiro álbum – "Pronounced’ lêh-nérd ‘skin-‘nérd" – tão bem recebido que foram convocados para abrir os shows da turnê do The Who pelos EUA. Tanto o álbum como seu principal sucesso, "Sweet Home Alabama", receberiam disco de ouro.

Em 1974, lançaram seu 2º LP, "Second Helping", com a mesma mistura de Country, Blues e Hard Rock que os consagrou. Após o lançamento do 3º LP ("Nuthin’ Fancy"), o baterista Robert Burns sente cansaço e é substituído por Artymus Pyle. Em 1976, o grupo lança o ótimo "Gimme Back My Bullets", mas o guitarrista Ed King sai, para entrar em seu lugar o grande Steve Gaines. Nessa época também incorpora o line-up o trio vocal de apoio The Honkettes, onde canta Cassie Gaines, irmã de Steve.

Com a nova formação, a banda lança o sensacional "One More From The Road", álbum duplo ao vivo platinado com uma antológica gravação de "Free Bird", clássica por unir lirismo e um furioso solo final de 6 minutos com 3 guitarras!!!!

Em 07 de outubro de 1977, o Lynyrd lança "Street Survivor", que recebe disco de ouro. No dia 20 de outubro daquele ano, o Convair 240 turbo, privativo da banda, cai perto de uma floresta em McComb, Mississipi. O vocalista Ronnie Van Zant (que segundo alguns teria se deitado no chaõ do avião) , o guitarrista Steve Gaines e o manager Dean Kilpatrick morrem na hora, enquanto Cassie Gaines, com a garganta cortada de ponta a ponta, chora e agoniza até morrer no colo de dois dos músicos sobreviventes. Um fato tragicamente curioso é que a capa de "Street Survivors" mostrava a banda em meio a um circulo de fogo. O disco foi recolhido pela gravadora e a capa trocada após o acidente, tornando-se a original uma raridade. Os fãs ficam estarrecidos pela dimensão da tragédia e o grupo ganha uma notoriedade mundial nunca antes conquistada.

Após o acidente, Gary Rossington e Allen Collins montam a Rossington Collins Band junto com a vocalista Dale Krantz (futura esposa de Rossington) , e lançam dois álbuns de baixa repercussão, devido a isso Collins resolve montar sua Allen Collins Band mas sofre, em 1986, um traumático acidente de carro, no qual falece sua namorada e o deixa paralítico das pernas. Quatro anos mais tarde, morre de pneumonia.

O mundo do Skynyrd pós-tragédia parecia resumir-se a coletâneas com gravações antigas e um disco-tributo ao vivo ("Southern by the Grace of God"), que conta com a participação especial de Steve Morse, Charlie Daniels, Jeff Carlisi e Donnie Van Zant (38º Special), subindo ao palco 5 guitarristas para tocar em "Free Bird".

A formação da banda nesse show serviria de base para a banda lançar, em 1991, seu primeiro CD de estúdio com canções inéditas ("Lynyrd Skynyrd 1991"), já com Johnnie Van Zant, irmão de Ronnie, como vocalista oficial. Este CD marca a volta de Ed King, que forma o trio de guitarras com Rossington e Randall Hall (ex-Allen Collins Band).

Seguiram-se "The Last Rebel" (1993) e "Endangered Species" (1994), ambos de estúdio. É preciso dizer que sem Allen Collins e Steve Gaines as guitarras do Lynyrd nunca mais tiveram a mesma força. Apesar disso e do grande desnível vocal entre Johnny e Ronnie, a banda seguiu lotando estádios e quebrando recordes de audiência, tudo em cima do nome consagrado. Para comprovar o entusiasmo das apresentações ao vivo, foram lançados dois CDs duplos em seguida – "Southern Knights" e "Live From Steel Town".

Para os saudosos de Ronnie Van Zant, foi reservado o lançamento, em 98, das gravações completas da primeira sessão no Muscle Shoals Studio, de 1971. Destas gravações fez parte o baterista Rickey Medlocke (inclusive cantando bonito na faixa White Dove), ex-Blackfoot, e que integra a atual formação do Skynyrd.

Em 1997, a banda lançou "Twenty" (em alusão ao aniversário de 20 anos do acidente aéreo) e bem recentemente "Edge of Forever".Mesmo lançando discos regularmente, o Lynyrd Skynyrd é hoje apenas um nome que dá muita saudade...

Várias bandas já tiveram 3 guitarristas em sua formação (Buffalo Springfield – ex de S. Stills e Neil Young, The Outlaws, New Riders of the Purple Sage, Quicksilver Messenger Service, Love, Groundhogs, e ao que tudo indica, o próximo Iron Maiden), mas nenhuma com 3 guitarras solo. Apesar de ainda ser desconhecido de uma grande parte da comunidade do Rock, o Lynyrd Skynyrd tem 19 CDs lançados, uma 3CD–boxset e já vendeu mais de 30 milhões de álbuns até hoje.

O Lynyrd Skynyrd é um ícone nos Estados Unidos e a fama do clássico "Sweet Home Alabama" é tão grande que já virou cover de vários grupos pop e até foi citada num diálogo no filme "Con Air", quando Nicholas Cage comenta "sutilmente", ao som da música, que espera que o avião em que estão também não caia. Além de fazer parte, por exemplo das trilhas de "Um Show de Vizinha" e "Forrest Gump".

Grande banda com uma das mais trágicas histórias de todos os tempos.





Nenhum comentário: