quinta-feira, 19 de abril de 2007

A Dor do Povo Colombiano

Por: Alessandra

O artista plástico colombiano Fernando Botero é mundialmente conhecido por suas telas que retratam gordinhos engraçados. Essas telas têm um grande valor artístico e monetário, mas principalmente estético, pois vão contra o padrão de beleza ditatorial que rege a sociedade contemporânea, mostrando personagens graciosos mesmo que um pouco “fora de forma”.

Porém, a exposição que está em cartaz no Memorial da América Latina, traz um Botero muito diferente do mundialmente conhecido. As telas expostas nada têm de cômicas, revelam a crua dor do povo colombiano frente a violência que acontece em seu país. Apesar dos personagens continuarem acima do peso, eles agora não mostram a felicidade e o colorido da Colômbia, mostram o lado triste e obscuro trazido pelo autoritarismo em seu país. Agora os gordinhos estão engajados no combate à violência na Colômbia.

A série de 67 trabalhos, entre desenhos e óleos sobre tela, ficará exposta em São Paulo, no Memorial, até o dia 26 de abril. Estas obras são de propriedade do Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá, para quem o pintor doou as peças.

Mesmo sendo Botero o pintor vivo mais caro do mundo (algumas de suas telas estão avaliadas em 2 milhões de dólares) a exposição é gratuita, e conta com as obras originais. Os visitantes não correm o risco da frustração de, após horas de fila, se depararem com réplicas, como na exposição de Leonardo Da Vinci – que possui um preço alto.

O Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba, fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, acesso pelos portões 4 (estacionamento), 5 e 6. O telefone é 3823-4600 e a estação de metrô mais próxima é a Barra Funda. A exposição está aberta de terça à sexta, das 9h às 20h;e aos domingos, das 9h às 18h.

Nenhum comentário: