segunda-feira, 16 de abril de 2007

Quadrinhos Online





Por: Marcus Toledo


A evolução da informática está aumentando o compartilhamento de multimídia no mundo todo e de maneira exponencial. Uma prova disso são as novas bandas musicais que estão disponibilizando suas músicas pela internet de forma gratuita com o intuito de aumentar sua popularidade e alcançar o sucesso. No entanto não é só na musica que vem ocorrendo essa (r)evolução. Fotos, artes digitais, vídeos caseiros e amadores são encontrados por toda a parte nesse "novo" universo que é a Internet e o quadrinhos não ficam fora desse nicho.

Esse novo mercado, ainda pequeno, possuem suas próprias maneiras e técnicas de suas representações gráficas. Alguns retratam de maneira fiel os quadrinhos em papel, outros porém fizeram adaptações animadas nos quadrinhos. Essas adaptações, no entanto não descaracterizam as HQs onlines de maneira alguma. Na verdade elas são novos atrativos, mostrando cenas em que se imaginariam como seria se tivessem alguma animação, e isso deixa mais atraente visualmente.

A HQ online, assim como tudo que é voltado a área da informática, possui característica próprias e um grande ponto que se deve destacar para uma história de sucesso é a informação através do visual estético, com poucas escritas. Já as Hqs no estilo clássico possuem características de histórias bem curtas, normalmente tiras de história.

Alguns links:

http://www.thewebcomiclist.com/ - Listas de HQs online (inglês)

http://www.sobresites.com/quadrinhos/quadrinhosonline.htm - Lista de sites brasileiros de HQs online



Mas os não adeptos a informática não precisam se preocupar pois o universo das HQs não vai morrer. Assim como o rádio com a chegada da televisão. as Histórias em Quadrinhos ocupará de um número de clientes específicos e manterá seus fãs.

Flow ae!

Nenhum comentário: