segunda-feira, 30 de abril de 2007

Quadrinhos / Filmes





Por: Marcus Toledo


O mundo dos quadrinhos nunca esteve tão participativo na mídia quanto está hoje. Com a ascensão da tecnologia gráfica, praticamente todas as histórias em quadrinhos (em especial a de super-heróis) tem potencial para ter a sua versão cinematográfica. No passado já tivemos alguns filmes baseados em histórias em quadrinhos, mas a tecnologia da(s) época(s) não proporcionava(m) a fidelidade necessária para se tornar um verdadeiro sucesso.

Hoje a história é completamente diferente. Com o mundo dos efeitos especiais terem conquistado um espaço na mídia a ponto de ser algo necessário em um filme de grandes proporções e com a sua evolução técnologica exponencial, a barreira finalmente foi quebrada em meados do novo século com Blade (1998) e X-Men (2000). O mundo estava preparado para o novo nicho de mercado cinematográfico.


No segundo semestre de 2001 estava em exibição nos cinemas o primeiro trailler de Homem-Aranha (Spider-Man) onde mostra um grande helicóptero sendo preso por uma teia gigante feita de uma ponta à outra no World Trade Center. No entanto após os atentados de 11 de Setembro, foi decidido que esta cena seria cortada do filme. Pode parecer cruel mas provavelmente um dos motivos da popularidade dos filmes de super-heróis tenha sido o próprio atentado de 11/9.

Após o ataque terrorista mais marcante dos EUA, a população se sentiu frágil e desprotegida. Como os filmes americanos representam uma boa parte de sua divulgação nos outros países e no próprio Estados Unidos, foi quase que "desejado" que os super-heróis existissem de verdade. Com isso e com o novo acervo tecnológco concedido ao cinema foi apenas a questão de um passo para a criação de super heróis, existentes apenas nos quadrinhos para os filmes, de maneira tão real que poderia dizer "nossa, realmente ele existe", principalmente os existentes em Nova York (Homem-Aranha, Demolidor, X-Men, Elektra, Quarteto Fantástico, etc) .


Com esse novo mercado disponível praticamente todos os quadrinhos (famosos e não famosos) estão fadados a terem uma versão de suas histórias convertidas em filmes, algo que é muito bom para o universo das HQ's, Mangás, Livros como O Senhor dos Anéis e Harry Potter entre outros que podem representar essa mídia que está em sua segunda Era de Ouro.

Flow ae!

Nenhum comentário: