segunda-feira, 9 de abril de 2007

Tirinhas





Por: Marcus Toledo


O mundo criativo dos quadrinhos possui uma extensão além do que os nosso olhos podem ver. Em vários países é possível encontrar grandes autores destinados a realizar verdadeiras Graphic Novels, com personagens normalmente heróicos em cenas de ação ou de mistério.

No mundo dos quadrinhos o Brasil não possui tal costume de criação de grandes histórias, no entanto, o elemento mais marcante da literatura gráfica no país é o método que deu início a este vasto mundo que podemos ver hoje: As tirinhas

Tirinhas são histórias curtas que acontecem em 3 a 5 quadrinhos apenas com uma situação rápida de interação entre dois personagens em média. As tirinhas normalmente possui um fundo cômico ou sarcástico (detalhe marcante no cotidiano brasileiro), o que faz dela em algumas vezes charges exibidas em jornais ou revistas.




















As tirinhas nos jornais no Brasil possui apresentação de vários países como Garfield, Recruta Zero, Snoopy, Hagar o Terrível, etc. e os brasileiros estão entre Turma da Mônica, Piratas do Tietê, Overman, Geraldão, Etc e está ganhando cada vez mais espaço com o lançamento de coletânias de tirinhas já publicadas em livros "pocket" mostrando uma época inteira de tirinhas nacionais e internacionais.

Flow ae!

Nenhum comentário: